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A ARTISTA

Gabriela
A artista na sua casa-atelier em São Paulo

A artista plástica, arte-terapeuta, escritora e ilustradora Gabriela Brioschi estabeleceu desde cedo um contato rico e prazeroso com a arte. Na infância, em companhia dos seus familiares, freqüentava as Bienais de Artes Plásticas realizadas na cidade de São Paulo, onde nasceu.

Iniciou sua formação acadêmica na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, onde estudou por um ano. Em 1982 ingressou na Escola de Comunicação e Artes da USP, onde cursou Artes Plásticas. Em 1983 a artista se mudou para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, acompanhando seu marido que partia para um mestrado em Arquitetura.

Durante o período em que morou em Nova Iorque começou a fazer suas primeiras ilustrações para publicações locais e participou de cursos livres de desenho, pintura e gravura na Art Students League of New York (1) :

“Eu tinha a carteirinha do MOMA(2), ver e rever o acervo era minha prática. Também era uma época de efervescência do mercado de arte e retomada da pintura, freqüentava muitas mini-galerias em bairros alternativos e lá eu tive professores como Knox Martin e Richard Poussette-D’art. Tive também aulas de desenho de modelo com Marshall Glasier, fazíamos os desenhos em um papel de 1,70 x 1,00 m em cavaletes, era um treino muito intenso, o desenho era um gesto físico, além de se relacionar com o observado.”

Voltando ao Brasil, Gabriela concluiu o curso de Artes Plásticas na ECA-USP onde foi aluna da artista Regina Silveira e de Evandro Carlos Jardim. Segundo a artista, o contato e o aprendizado dos diferentes mestres contribuíram de uma maneira geral no resultado de seu trabalho plástico:

“Não sei se é o melhor, mas aconteceu assim: cada um me ensinou um pouco, muitos foram importantes, mas nunca tive um único mestre cujo trabalho eu me identificasse, pelo menos conscientemente, sempre foi uma coisa aqui outra ali.”

Além da oportunidade de ter tido um contato acadêmico com artistas que são referência no cenário nacional e internacional de Arte, Gabriela valoriza a constante troca de idéias com outros artistas, o que colabora informalmente com sua pesquisa estética. Segundo ela, atualmente esse contato tem ocorrido com artistas como Rubens Espírito Santo, Tâmara Andrade e Ana Rita Bueno e com o filósofo Sérgio Bolliger.

1 - A instituição, fundada em 1875, teve alunos célebres como o crítico de arte Clement Greenberg, o artista plástico Alexander Calder e a brasileira Anita Malfatti.
2 - MOMA - Museum of Modern Art – New York

 

A Pintura e a Cor

Para Gabriela Brioschi, a pintura é vista como “uma oportunidade de se projetar em outro espaço”. Espaço este delimitado pela moldura que funciona para a artista como uma janela que permite que nosso olhar a atravesse e atinja um outro mundo. Neste mundo imaginado e criado por Gabriela um elemento é primordial: a cor. “A pintura para mim é uma atividade de grande prazer pela predominância da cor. É quase uma necessidade”.

Podemos perceber que para a artista, além da criação da própria obra e das discussões teóricas sobre seu trabalho, é importanteconhecer a produção de outros artistas. Atualmente, o olhar da artista percorre e se identifica com as obras dos conterrâneos Fabio Miguez, Marina Saleme, Lia Mena Barreto, Adriana Varejão, Emmanuel Nassar, Beatriz Milhazes, Eduardo Sued e do capixaba Hilal Sami Hilal.

Gabriela
Casal, 1984. 96x106 cm. Acrílica sobre tela.
Exibido na exposição Trends, MOCHA,
(atualmente Museo del Barrio), New York.

O Processo de Criação: Palavras e Imagens
Além da pintura, gabriela Brioschi trabalha como ilustradora e escritora(3). Possui três livros publicados na área da literatura infantil - “Plantas do Brasil”, “Feito Bicho” e “Meu Amigo Lama”, meditação para crianças - além de livros didáticos sobre arte como a coleção “Arte Hoje(4)”.

Capas dos livros Feito Bicho e Meu Amigo Lama, de autoria de Gabriela Brioschi, e ilustrados pela mesma, publicados em 2001 pela Editora Global.

Sobre a sua trajetória profissional como ilustradora Gabriela relembra dizendo:

“Comecei a ilustrar em 1984, para um jornal alternativo em Nova Iorque, e durante muitos anos fiz sempre uma ilustração aqui e ali para uma revista como a Cláudia, Bovespa, algumas vinhetas para livros. Para mim essa é uma atividade muito prazerosa, gosto de desenhar por encomenda, com tema, hora para entregar, espaço de página já diagramado e tudo. É um tipo de trabalho que tem um ciclo mais rápido, menor responsabilidade do que um projeto artístico pessoal, por isso, às vezes fica mais leve. Quando eu estudei na ECA, alguns professores veiculavam firmemente a opinião de que a ilustração é uma arte menor, por ser uma arte aplicada. As artes plásticas estariam ligadas a grande Arte, algo assim. Essa é uma discussão que existe.”

“Quando comecei a fazer meus livros, comecei a articular a imagem com o texto, com a escrita para criar uma história, fazer um sentido. Gosto muito de fazer isso e quando crio um texto vou anotando imagens que podem andar junto com ele. O cinema também trabalha com imagem e palavra. São artes da narração.”

A artista não vê as atividades ligadas à literatura infantil como estanques e com fronteiras delimitadas. Em seu processo criativo ela observa uma mistura, um diálogo rico e intenso entre desenhos, pinturas e palavras, um alimentando o outro com idéias e reflexões:

Gabriela
Alambique, 1985. 24 x 28 cm. Desenho a lápis de
cor e nanquim sobre papel. Coleção da artista.

“O desenho é meu amigo constante, assim como a escrita. Ando com cadernões e caderninhos aonde vou. Ele também gera matéria prima e de reflexão para a pintura e para minha atividade de ilustradora, para projetos de livros. Quando escrevo vou pensando nas imagens, quando faço as imagens vou anotando textos, frases que vêm e vão, imagens que se formam e desaparecem.”

Além de estabelecer um diálogo entre suas diferentes produções, Gabriela acredita que sua produção artística também se relacione com a escolha de seu local de trabalho. Seu atelier é organizado dentro de sua própria casa e isto atribui ao espaço em que produz um caráter mais subjetivo e pessoal, características estas presentes em suas pinturas:

“Eu trabalho na minha casa, tive ateliê fora por um tempo, mas acabei por descobrir que gosto de estar em casa. Meu trabalho tem a ver com minha vida, é autobiográfico, é feminino, é intimo mesmo. Briguei muito com isso, sou de uma geração para a qual trabalhar era sair de casa e isso era importante para mim. No entanto, meu coração ficava sempre na minha mesa, com meus pincéis, cadernos; demorou para perceber que o meu lugar era ali e em todo lugar que vou, porque artista não se separa do seu trabalho, nem quando dorme, aliás ali (durante o sono) trabalha bastante.”

3 - A artista voltou a morar nos Estados Unidos, em 1998, se estabelecendo no estado do Colorado onde fez cursos de animação e de redação literária para crianças pela University of Colorado.
4 - A coleção Arte Hoje é destinada aos alunos de 5ª a 8ª série. A autora relaciona as obras de grandes artistas ao contexto histórico a que pertencem, priorizando a refl exão e apresentando informações e imagens para análise crítica de temas atuais como cinema, TV, webdesign, artes gráficas, música, HQ, entre outros. Com o auxílio das atividades, o aluno desenvolve sua capacidade de criar e, conseqüentemente, de se expressar por meio das diferentes formas de manifestação artística. Publicado pela FTD em 4 volumes, um para cada série.

 

Gabriela Brioschi (1961, São Paulo) é artista plástica, ilustradora e escritora de livros infantis. Se graduou pela Escola de Belas Artes da USP e completou sua formação no Brasil e nos Estados Unidos freqüentando cursos de arte, arte-terapia, redação literária e animação. È autora da coleção Arte Hoje – arte-educação para crianças de 5ª a 8ª séries - e de livros de literatura para crianças. Participou de cursos e oficinas de artes visuais ministradas por importantes nomes da arte brasileira contemporânea tais como Regina Silveira, Evandro Carlos Jardim, Rodrigo Naves, Guto Lacaz e Osmar Pinheiro. Este último, juntamente com o filósofo Sérgio Bolliger, teve uma forte influência sobre a discussão teórica da série de pinturas Diário Cromático apresentada nesta mostra.

 

Formação

1983-85 Art Students League of New York, Nova Iorque, EUA

1989     Artes Plásticas, ECA , Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

1994     Arte Terapia, Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, SP

1998   Animated Film, University of Colorado, Colorado, EUA

1998   Writing and Publishing for Children, University of Colorado, Colorado, EUA

1998 Maitri, Naropa Institute, Colorado, EUA

1998 – 2005 Oficinas de Artes Visuais com Guto Lacaz, Carlos Fajardo, Marco Gianotti e Osmar Pinheiro, São Paulo, SP

2001 - 03 Oficinas de literatura com Milton Hatoum, Alexandre Barbosa, São Paulo, SP

2006 Ateliê Mauricio Takigushi, São Paulo, SP

2006 – 07 História da Arte, Rodrigo Naves, São Paulo, SP

 

Exposições Individuais

2006 Edital, MARP, Ribeirão Preto, SP

1992     Desenhos, Birutas e Bandeiras, Casa do Povoador, Piracicaba, SP.

1991     Pinturas, As Vagas Estrelas da Ursa Maior Galeria de Arte, S.P.

 

Exposições Coletivas

2007 Bienal de Artes Plásticas Brasileiras de Bruxelas, Bruxelas, Bélgica.

2007 Intimo Desenho, UnivesidArte XV, Univ. Estácio de Sá, RJ

2006 Cafés, Café Aprendiz, São Paulo, SP

2006 Chapel Art Show, São Paulo, SP
 
2005 Quero Ser Amiga da Lisette, Casa da Xiclet, São Paulo, SP

2005 Omma Galeries, Santa Bárbara – EUA - e Creta - Grécia

2005 Grupo 6x8, Galeria A Estação, São Paulo, SP

2001 Botões, Caules e Folhas, Clube Alto dos Pinheiros, São Paulo, SP
 
2000 Artes Curativas nos Cinco Elementos, Casa das Rosas, São Paulo, SP

1997 Desenhos, UEL, Londrina, Paraná.

1992 Caminhos e Processos, M.A.C.A., Americana, SP.

1991 Edital, MACC, Campinas, S.P.

1985 Salões de Santo André e Ribeirão Preto, SP.

1985 Trends, M.O.C.H.A., (Museo del Barrio) Nova Iorque, EUA.

1983 – 1985 Shows at The Art Students League of New York, A.S.L., Nova Iorque, EUA.

 

Publicações

2005   Dr.Lix contra o Terrível Monstro do Lixo, Odysseus Editora, SP

2004   Deuses do Olimpo, Odysseus Editora, SP

2003   Arte Hoje (4 volumes), Editora FTD, SP

2003   Plantas do Brasil, Odysseus Editora, SP

2002   Bichos do Brasil, Odysseus Editora, SP

2001   Feito Bicho!, Editora Global, SP

2001   Meu Amigo Lama - Meditação para crianças, Editora Global, SP

1998/99   Lição de Casa,  Sessão de Artes, suplementos dos Jornais O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, Editora Click, SP e RJ.