Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

03/11/2017

Café de Águia Branca vira edição especial

Por Rayza Fontes

 

Em Águia Branca, região Noroeste do Estado, 142 cafeicultores se uniram a uma empresa para produzir o primeiro café solúvel do Brasil com destaque para a região produtora: Nescafé Origens – Águia Branca.

 

Águia Branca foi escolhida como primeira cidade a participar desse projeto que valoriza a região produtora da matéria-prima: o café.

 

Segundo a Nestlé, proprietária da marca Nescafé, a cidade foi escolhida pela forte relação da empresa com a região.

 

“Foi exatamente nessa cidade que a Nestlé iniciou, em 2011, o programa Nescafé Plan no Brasil. Atualmente, 142 produtores em Águia Branca incluídos no projeto, sendo 85% deles dentro do perfil de agricultura familiar, com pequenas propriedades”,  informou a Nestlé.

 

O agrônomo Pedro Malta, responsável por acompanhar e orientar os agricultores de Águia Branca, explicou que para participar foi necessário conversar com os produtores sobre sustentabilidade, cooperativismo e práticas inaceitáveis, como uso de trabalho escravo, infantil e em condições inferiores ao recomendado pelo Ministério do Trabalho.

 

Também é proibido manter animais silvestres aprisionados na propriedade rural e é obrigatório preservar as nascentes e mata nativa.

 

“Começamos a dialogar com os produtores de Águia Branca em 2011, eram apenas 40. Aos poucos, fomos ampliando a proposta e o diálogo e hoje são 142 produtores comprometidos co o Nescafé Plan, que organiza 28 princípios em três eixos: econômico, social e ambiental”, disse Malta.

 

O agrônomo explicou que a empresa, além de comprar o café, ajuda os produtores a melhorar a produtividade da lavoura, reduzir o uso dos agrotóxicos, fazer o manejo correto dos produtos e a calcular o custo e o rendimento da produção. “Entendemos que, para fortalecer a cidadania dos agricultores, eles devem saber quanto custa produzir o café e qual o lucro que vão obter na transação. Embora ainda não estejamos trabalhando com a produção completamente orgânica, incentivamos a redução do uso de agrotóxicos, pois diminui os gastos, melhora o produto e reduz os riscos de contaminação às pessoas e ao ambiente”, ressaltou Malta.

 

Saiba Mais

PRODUTO 100% CAPIXABA

 

Edição especial

·         Lançado no final de outubro, o Nescafé Origens – Águia Branca vai ser vendido em todo o Brasil.

 

·         A edição especial de Águia Branca é a primeira da série Nescafé Origens, em que o local de produção do café é evidenciado.

 

·         Para fazer parte do projeto, os 142 produtores Águia Branca aderiram ao Nescafé Plan, um conjunto de medidas que envolvem agricultura sustentável e práticas conscientes de manejo.

 

Águia Branca

·         Historicamente, o município era um distrito de Colatina, até se tornar independente em 1988.

 

·         Águia Branca recebeu este nome graças a um símbolo presente na bandeira polonesa, nacionalidade dos primeiros colonizadores

 

·         A cidade contra com aproximadamente 10 mil habitantes, de acordo com o último censo.

 

Fontes: prefeitura de Águia Branca e Nescafé.

 

Fonte: A Tribuna, Vitória-ES 3/11/2017 p. 12.