Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

26/06/2015

Curso para novos baristas em Vitória

Centro do Comércio de Café de Vitória oferece curso de barista

O Espírito Santo é o 2º maior produtor de café do Brasil e o primeiro em produção de café conilon. Se fosse um país, ele seria o 3º maior produtor de café do mundo e o 2º maior produtor mundial de conilon/robusta. O Estado produz 28% de todo o café brasileiro. 

Dada a importância do grão e a tendência à sofisticação do café em todo o mundo, o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) passa a oferecer em seu Centro de Treinamento o Curso para formação de novos baristas, os especialistas em café. A capacitação tem início no dia 30 de junho, com o curso básico de três dias para novos profissionais. 

A formação é uma parceria entre o CCCV, que atua há 68 anos no crescimento e desenvolvimento do setor cafeeiro capixaba, e o Café Meridiano. “Investimos na formação de novos profissionais há anos e somos referência no Brasil inteiro. A parceria com o CCCV tornará nosso Estado ainda mais forte como destaque em todo o país para quem busca se especializar na área”, disse o diretor do Meridiano, Cleverson Hercílio Pancieri. 

O Centro do Comércio de Café de Vitória apóia e incentiva práticas que levam ao aumento do consumo de café. A formação de novos baristas fortalece a qualidade dos cafés, que são preparados de maneira mais adequada para quem aprecia a bebida. ”Nos últimos anos o crescimento no consumo de cafés especiais tem aumentado significativamente no Brasil e em todo o mundo. O modo de preparo destes cafés, por especialistas com formação, os chamados baristas, é fundamental para esta nova tendência”, ressalta o presidente do CCCV, Jorge Luiz Nicchio. 

A proposta é abrir novas turmas ao longo do ano com cursos para a formação e especialização de baristas. Nesta edição, o curso será ministrado pelo conceituado barista Emílio Rodrigues. Ele transformou a própria casa, No Rio de Janeiro, em um espaço para cursos, palestras, workshops, consultorias, eventos e, periodicamente, café da manhã e jantar. O imóvel de 1846 localizado no bairro de Santa Teresa se transformou em um ponto de encontro de baristas de todo o país. 

O café para o Espírito Santo 

. O café é a principal e mais tradicional atividade agrícola do Espírito Santo e o maior gerador de recursos na maioria dos municípios capixabas; 
. A cafeicultura é praticada em quase todos os municípios do Estado e emprega cerca de 350 mil pessoas diretamente; 
. 87% do café do ES é cultivado em pequenas propriedades rurais com média de 9,37 hectares. 

 Serviço:

Curso de Barista Básico 
Data: 30 de junho a 02 de julho de 2015 
Vagas: 12 
Horário: 9h às 17h
Investimento: R$ 600,00 

Ministrado pelos baristas da empresa Meridiano e Emílio Rodrigues. 
Local: Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) 
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 675 – Ed. Palácio do Café – Enseada do Suá – Vitória – ES 

Informações: www.meridiano.com.br/cursos 
 (27) 99836-7060 


Assessoria de Comunicação 
CCCV