Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

12/02/2016

Exportação de conilon do Espírito Santo em 2015 é recorde

As exportações de café conilon do Espírito Santo em 2015 atingiram volume recorde, com 4,02 milhões de sacas de 60 kg. O número representa o maior embarque do grão feito pelo Estado na história e foi divulgado pelo Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV). “No ano passado, com grande volume de exportação, o conilon ficou mais dividido entre mercado interno e externo. O produtor teve, então, as duas possibilidades para escoar o café e o dólar fez com que o mercado externo se tornasse mais competitivo”, analisa o presidente do CCCV, Jorge Luiz Nicchio.


"Uma notícia boa é o preço do café do conilon", considera Jorge Luiz Nicchio, presidente do CCCV

Segundo Nichhio, o dado também é relevante quando se considera que, em geral, para o conilon capixaba cerca de 90% do grão é destinado ao mercado interno. Após um ano de seca severa, o grande volume exportado de café conilon capixaba, deve refletir na composição de blends (mistura) da indústria. “Quando há menos oferta de conilon eles costumam aumentar a quantidade de café arábica. Isso ocorre não apenas aqui, mas também na indústria mundial, quando existe a necessidade”.

Estoques e embarque em 2016 O resultado do movimento de vendas externas e consumo interno é a baixa na quantidade de café armazenado no Estado agora. “A expectativa é de queda de volume de embarque em 2016. Saímos de 2015 com baixa produção e em 2016 também temos uma produção com baixa expectativa. Só que ano passado o estoque remanescente era bem maior do que este. Então teremos pouca produção e estoque. Sem dúvida nenhuma, o movimento de exportação vai cair”, pontuou Nicchio.

Valorização no preço da espécie “Uma notícia boa é o preço do café do conilon. Até agora houve valorização de 40% no preço no ano do conilon em um ano. Hoje estamos com preço ao redor de R$ 390 por saca”, destaca o presidente do CCCV. Em janeiro, a média do Indicador Cepea/Esalq tipo 6 peneira 13 acima, a retirar no Espírito Santo, foi de R$ 389,27/sc, valor 2,71% superior ao de dezembro de 2015 e a segunda maior para um mês de toda a série do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), (iniciada em 2001) em termos reais, atrás apenas de dezembro de 2011.

Fonte: Cafe Point