Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

14/04/2016

14 de abril - Dia Internacional do Café

Dia 14 de abril é comemorado o Dia Internacional do Café.


Abaixo alguns mitos e verdades sobre a bebida, considerada uma das mais importante do mundo. 


Café deixa mais atento – Verdade. A cafeína estimula a descarga das células nervosas e a liberação de neurotransmissores e adrenalina promovendo o aumento do nível de energia e da acuidade mental e sensorial. 

Crianças não podem tomar café – Mito. Mesmo liberado para as crianças, o consumo deve ser moderado. Recomenda-se a ingestão diária de até 2,5mg por quilo de peso. 

 Café ajuda a emagrecer – Verdade. A cafeína é uma substância termogênica que acelera o metabolismo e facilita a queima de calorias. 

 Alivia dor de cabeça – Verdade. Por ser uma substância vasoconstritora, a cafeína, quando ingerida nos primeiros momentos da dor de cabeça, pode contribuir para o alívio da enxaqueca. 

Café envelhece – Mito. Se consumido com moderação, o efeito pode até ser o contrário. Os polifenois contidos no café têm função antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento. 

Prevenir doenças cardíacas – Verdade. Estudos demonstraram que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de uma pessoas desenvolver insuficiência cardíaca, já que a bebida favorece o controle dos níveis de colesterol no sangue. 

Café melhora o humor – Verdade. A cafeína bloqueia os receptores de adenosina, situadas nas células nervosas, mantendo o estado de excitação e proporcionando sensação de revigoramento. 

Café não deve ser tomado junto com medicamentos – Verdade. Alguns medicamentos, como antidepressivos, remédios para osteoporose e controle da tireóide, podem ter seu efeito afetado pelo consumo excessivo do café.

 O café vicia – Mito. Quando a pessoa fica sem tomar café o que ocorre, na verdade, são sintomas provocados pela retirada da cafeína, como dor de cabeça. Isso porque a substância tem propriedades medicinais. 

 O café só traz danos à saúde – Mito. O café já foi considerado um grande vilão para saúde devido às propriedades estimulantes da cafeína. Hoje, no entanto, pesquisadores já constataram os benefícios da bebida quando consumida em doses moderadas. 

Café pode prevenir cáries – Verdade. Pesquisadores detectaram a presença de componentes com ação anti-bacterianas contra certos microorganismos, incluindo os causadores das cáries. 


 Fonte: Marcoffee.com.br via CoffeeBreak