Fique por Dentro

 

Notícias e Eventos

06/02/2017

Importar Café?

Qual foi o erro cometido pela cadeia da cafeicultura brasileira? Estou refletindo a respeito do assunto e chegando à conclusão que estamos desprezados por quem nos deveria amparar. Políticas públicas para uma cadeia tão importante e tradicional do AGRO brasileiro, nunca foi a prioridade de nenhum governante.

 

Nós produtores, que sempre acreditamos na organização desta grande cadeia, agora somos apunhalados por um dos elos desta corrente e guilhotinados por quem deve proteger o ESTADO BRASILEIRO.

 

A inconsequência do Ministério da Agricultura que é favorável à importação, é desoladora, visto que os riscos sanitários de uma atitude desta pode dizimar a cafeicultura brasileira.

 

Os produtores de café do norte do Espírito Santo sabem o que significa a erradicação total de sua atividade, já que passaram por isso nos anos 60. Municípios desta região diminuíram sua população drasticamente por êxodo para os grandes centros ou para outras regiões do Brasil.

 

Naquela oportunidade, o governo fazia estoque regulador e quando encheu seus armazéns, queimou montanhas de café e pagou para erradicar lavouras.

 

E agora? Não se tem estoque (e a indústria também não), tem um arremedo de política de preços mínimos e não me lembro de mais nada.

 

Somos órfãos de quem nos impõe cargas tributárias pesadas e ÓRFÃOS de quem ainda nas mesas de negociação se intitulam os “maiores parceiros da produção”, porque nos compram o produto. Sim nos compram, mas eu nunca pude dizer por quanto queria vender!

 

Prezados cafeicultores, não esmoreçamos visto que o “martelo não foi batido”. Estamos na luta e não cairemos nunca!

 

Permaneçamos juntos e seremos fortes!

 

Deste episódio que nos fique a lição: PRECISAMOS DE REGRAS CLARAS PARA A NOSSA CAFEICULTURA! Políticas definidas!

 

Bento Venturim

Presidente do Cetcaf


Fonte: Informativo CETCAF - Fevereiro/2017 - ano 8, n.º 96