Por Rayza
Fontes
Em Águia Branca, região Noroeste do Estado, 142 cafeicultores se uniram a uma empresa para produzir o primeiro café solúvel do Brasil com destaque para a região produtora: Nescafé Origens – Águia Branca.
Águia Branca foi escolhida como primeira cidade a participar desse projeto que valoriza a região produtora da matéria-prima: o café.
Segundo a Nestlé, proprietária da marca Nescafé, a cidade foi escolhida pela forte relação da empresa com a região.
“Foi exatamente nessa cidade que a Nestlé iniciou, em 2011, o programa Nescafé Plan no Brasil. Atualmente, 142 produtores em Águia Branca incluídos no projeto, sendo 85% deles dentro do perfil de agricultura familiar, com pequenas propriedades”, informou a Nestlé.
O agrônomo Pedro Malta, responsável por acompanhar e orientar os agricultores de Águia Branca, explicou que para participar foi necessário conversar com os produtores sobre sustentabilidade, cooperativismo e práticas inaceitáveis, como uso de trabalho escravo, infantil e em condições inferiores ao recomendado pelo Ministério do Trabalho.
Também é proibido manter animais silvestres aprisionados na propriedade rural e é obrigatório preservar as nascentes e mata nativa.
“Começamos a dialogar com os produtores de Águia Branca em 2011, eram apenas 40. Aos poucos, fomos ampliando a proposta e o diálogo e hoje são 142 produtores comprometidos co o Nescafé Plan, que organiza 28 princípios em três eixos: econômico, social e ambiental”, disse Malta.
O agrônomo explicou que a empresa, além de comprar o café, ajuda os produtores a melhorar a produtividade da lavoura, reduzir o uso dos agrotóxicos, fazer o manejo correto dos produtos e a calcular o custo e o rendimento da produção. “Entendemos que, para fortalecer a cidadania dos agricultores, eles devem saber quanto custa produzir o café e qual o lucro que vão obter na transação. Embora ainda não estejamos trabalhando com a produção completamente orgânica, incentivamos a redução do uso de agrotóxicos, pois diminui os gastos, melhora o produto e reduz os riscos de contaminação às pessoas e ao ambiente”, ressaltou Malta.
Saiba Mais
PRODUTO 100% CAPIXABA
Edição
especial
· Lançado no final de outubro, o Nescafé Origens – Águia Branca vai ser vendido em todo o Brasil.
· A edição especial de Águia Branca é a primeira da série Nescafé Origens, em que o local de produção do café é evidenciado.
· Para fazer parte do projeto, os 142 produtores Águia Branca aderiram ao Nescafé Plan, um conjunto de medidas que envolvem agricultura sustentável e práticas conscientes de manejo.
Águia Branca
· Historicamente, o município era um distrito de Colatina, até se tornar independente em 1988.
· Águia Branca recebeu este nome graças a um símbolo presente na bandeira polonesa, nacionalidade dos primeiros colonizadores
· A cidade contra com aproximadamente 10 mil habitantes, de acordo com o último censo.
Fontes: prefeitura de Águia Branca e Nescafé.