No último dia sete de dezembro, o Centro
do Comércio de Café de Vitória (CCCV) reuniu seus associados para receber em
Vitória diversos representantes do agronegócio café capixaba e do cenário nacional.
Em seu tradicional Coquetel de Confraternização Natalina os exportadores de café do Espírito Santo puderam reencontrar amigos e colegas de trabalho de diferentes praças comerciais além de profissionais que já deram grande contribuição ao setor, tudo isso num ambiente familiar e descontraído, característico dessa ocasião.
Em sua fala de boas vindas, o Presidente do CCCV, Jorge Luiz Nicchio, fez referência à tradição do Centro do Comércio de Café de Vitória destacando seus setenta anos de fundação e a responsabilidade que ele compartilha com os colegas que o antecederam em presidir a instituição, agradecendo a presença de Américo Madeira, Sérgio Tristão, Fábio Coser e Luiz Polese. Fez referência ao esforço empenhado em defender os interesses dos associados, a livre iniciativa e para combater, com o apoio do Governo Estadual, as ilicitudes no comércio de café.
Nicchio lembrou os prejuízos causados pela crise hídrica no Espírito Santo que somaram perdas equivalentes a uma safra de café inteira, mas fez questão de enfatizar que as recentes chuvas verificadas em todas as regiões produtoras do Espírito Santo indicam bons negócios em 2018.
A noite foi também de agradecimento e reconhecimento: em decisão recente o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CECAFÉ renovou convênio de cooperação técnica com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café – CETCAF, parceria que visa difundir tecnologias ao produtor rural visando aumento de qualidade e produtividade aliados às boas práticas ambientais e sociais preconizadas pelas duas instituições. Jorge Nicchio agradeceu ao Presidente do CECAFÉ, Nelson Carvalhaes, por essa medida.
Reconhecendo o legado deixado por dois
empreendedores do comércio de café que faleceram em 2017, Jorge Nicchio
homenageou as figuras de Custódio Forzza e Dionísio Gobbi.
Íntegra do discurso do Presidente do
CCCV:
Boa noite a todos!
Quero
cumprimentar o presidente do CECAFÉ, Nelson Carvalhaes. Cumprimento assim, na
pessoa dele, a todos os presentes.
É com muita alegria que o Centro do Comércio de Café de Vitória recebe a todos os associados, com seus familiares e amigos. Muitos amigos aqui reunidos: cariocas, paulistas, mineiros, além dos capixabas. Esta festa que é tradicional, de confraternização. É muito gratificante estarmos hoje com todos vocês, comerciantes, exportadores, cooperativas, corretores, produtores, amigos do café.
Senhores ex presidentes, Sérgio Tristão, Américo Madeira, Fábio Coser, Luiz Antônio Polese: neste ano em que o CCCV completa 70 anos, instituição esta que muito me orgulho em presidir, estamos aqui mais uma vez, para dizer para os Senhores que sabemos de nossa responsabilidade, na defesa dos interesses de nossos associados, defendendo a livre iniciativa, e acima de tudo as práticas empresariais éticas. Estamos atentos e em sintonia com o Governo Estadual para combate a eventuais ilicitudes no mercado de café.
O nosso Estado, prejudicado pela maior crise hídrica que já passamos, teve uma produção pequena em 2017, bem abaixo de nossa capacidade produtiva, afetando assim nossos negócios. Em três anos, tivemos uma perda correspondente a uma safra inteira. Esta crise afetou não somente o produtor Toninho (Antônio Joaquim de Souza Neto, Presidente da COOABRIEL), mas a todos que trabalham com café.
Mas estamos encerrando o ano com chuvas abençoadas, e com a certeza teremos um 2018 com uma safra bem melhor e bons negócios nos esperam.
Falando em produtividade, gostaria de destacar a importância do CETCAF no desenvolvimento da cafeicultura em nosso Estado. Ontem aprovamos no CECAFE, a continuidade do apoio por mais um ano. Gostaria de agradecer de público ao Presidente Nelson Carvalhaes por este feito. Há 24 anos o CETCAF, por intermédio do Frederico Daher e do Marcos Moulin, com uma pequena, mas brava equipe, fazem um trabalho fantástico. Sem dúvida nenhuma, são uns dos grandes responsáveis pela evolução de nossa cafeicultura, tanto em produtividade como em qualidade. O Presidente Bento Venturim está de parabéns pela entidade que preside. Peço uma salva de palmas para todos do CETCAF.
Não poderia deixar de falar aqui, que neste ano perdemos alguns companheiros importantes no mercado de café, especialmente aqui no Espírito Santo, duas grandes figuras:
O Senhor Custódio Forzza, homem
visionário, uma referência no comércio e exportação de café no Espírito Santo e
no Brasil. Se destacou por sua sagacidade, caráter e acima de tudo ética nos
negócios. Não foi uma perda, pois pessoas assim não se perdem, mas sim deixam
um legado para todos que aqui ficam.
Também o Senhor Dionísio Gobbi, que
por décadas atuou no mercado de café em Colatina, também um homem muito
inteligente, correto em seus negócios, acima de tudo um grande empreendedor e
que também nos deixa um legado extraordinário. Peço também uma salva de palmas
para essas duas grandes figuras capixabas.
Finalizando,
desejo a todos e seus familiares um feliz natal, um ano novo cheio de realizações
e que aproveitem bem esta noite. Muito obrigado! Vitória, 7 de dezembro de
2017.