O Projeto “Criança do Café na Escola” foi criado para promover o acesso de crianças e adolescentes das regiões produtoras de café aos recursos da computação e internet, através da entidade CECAFÉ em parceria com empresas exportadoras e o Centro do Comércio de Café de Vitória. Resultados positivos vêm sendo conquistados desde as primeiras edições iniciadas em 2004. E atualmente abrange praticamente todas as regiões cafeeiras exportadoras do Brasil. Centenas de crianças e jovens participam deste grande programa de inclusão digital e social.
O município de Itamaraju, acaba de ser beneficiado, sendo destacado por ser o primeiro laboratório digital do extremo Sul da Bahia. Agora o Colégio Municipal Reitor Edgar Santos, integra a unidade de número 136, indicada pela empresa “Cafenorte Agrícola”. A unidade dispõe de uma sala climatizada, 10 computadores interligados em rede e conectados à internet, além de material didático para acompanhamento pedagógico.
Em três períodos o colégio atende pouco mais de mil alunos, sendo enquadrada pela secretaria de educação como escola de grande porte.
Para a inauguração do laboratório digital, as autoridades municipais e grandes referências na produção e exportação de café estiveram presentes no colégio que expressava grande gratidão, por ser agraciada pelo programa “CECAFÉ”. Dentre as autoridades podemos citar a Secretária de Finanças Lucilene Curvelo (representando o Prefeito Manoel Pedro), Luciana Alves (Coordenadora do Projeto), Eduardo Bortolini (Diretor Social do CCCV), Onécimo Paste (Secretário Executivo do CCCV), José Eugênio Ruschi Tápias (Empresário da Cafenorte Agrícola), Florisvaldo Reis (Gerente da Cafenorte Agrícola), Juniex Santos (Articulador territorial da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia), Elida Enriquinha (Diretora da escola), Renilda Marques (representante da Sec. de Educação) e Daniele Alves representando os alunos da unidade.
Os representantes da empresa Cafenorte Agrícola, Projeto CECAFÉ e Prefeitura Municipal de Itamaraju, assinaram o termo de doação e parceria do projeto social. Para celebrar com chave de ouro, a Banda Marcial da unidade realizou uma apresentação para os convidados.
Fonte: Site Itamaraju Notícias