As obras de dragagem do
Porto de Vitória devem ser concluídas ainda neste mês de abril. O anúncio foi
feito pelo diretor-presidente da Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa),
Luis Cláudio Montenegro, ontem. A previsão é de que navios de maior porte já
possam atracar na capital capixaba no segundo semestre de 2017.
Com as obras finalizadas, o calado
do canal de acesso do porto passa para 14 metros, enquanto a bacia de evolução
- onde o navio faz a manobra - chegará à cota de 13metros, o que permitirá
receber navios com até 70 mil toneladas, mais do que o dobro das 30 mil
toneladas de carga - limite que está em vigor atualmente.
Segundo Montenegro, já foram
retirados dois milhões de metros cúbicos de materiais do fundo da Baía de
Vitória e os últimos 3,5milmetros cúbicos deverão ser retirados ainda este mês.
A Codesa já fez o pedido para que a Marinha homologue os novos limites do
complexo portuário.
“Esse aumento de alguns
metros do calado do Porto de Vitória representa um avanço muito grande para o
Estado, com um aumento de até 60% na movimentação de cargas a granel. Isso nos
permite recolocar o Estado no mercado de importação e exportação de veículos e
até estabelecer novas rotas diretas de comércio com a China, reduzindo em até
15 dias as viagens para a Ásia. As cargas não terão que ser descarregada sou
embarcadas em outros portos maiores antes de virem para cá”, afirma.
LIMITE
Montenegro ainda
explicou porque o calado da bacia de evolução não chegou aos 14 metros, como
estava previsto no projeto. De acordo com o diretor-presidente, a empresa que
faz a dragagem está próxima do limite de retirada de materiais que havia sido
acordada em contrato. “Se tivéssemos que tirar ainda mais rochas do fundo do
mar, precisaríamos fazer um aditivo no contrato. Nós vamos discutir essa
possibilidade com o Ministério do Transporte, que financia o projeto. No
entanto, já afirmamos que chegamos ao calado projetado, porque temos um ganho
de até 1,4 metro com a subida da maré, o que supera o que estava no projeto”,
conta.